A IMPORTÂNCIA DA GRAVAÇÃO DE CHAMADAS E O RGPD

A Prosonic escolheu ser parceira da Vidicode UK, especialista no desenvolvimento de soluções de gravação há mais de 35 anos. A sua solução Apresa permite gravar chamadas, mas também as imagens do ecrã, além de fazer uma análise do conteúdo das
chamadas e as respetivas estatísticas, disponibilizando ainda um add on que possibilita a pesquisa de palavras na gravação.


Esta solução, agora integrada no portefólio da Prosonic, permite receber todos os tipos de sistemas telefónicos, digitais, analógicos e IP e também a implementação do RGPD nos sistemas de gravação de chamadas, com os seguintes requisitos:

• PCI DSS (aceitação de pagamentos por cartão pelo telefone);
• RGPD (lei da proteção de dados, permite apagar de forma segura ou destruir as mesmas se necessário);
• MiFIDII (requisitos das entidades financeiras, permite o acesso seguro às gravações).


Como é que o Apresapode realizar a gravação de chamadas que necessitam do PCI DSS?

A solução Apresa permite às empresas pausarem ou silenciarem as chamadas quando existe a necessidade de fazer pagamentos pelo telefone, o que pode ser feito de forma manual ou automática de 3 formas.

• DTMF – pelas teclas do telefone;
• Aplicação de PC – tecla pressionada no teclado do PC;
• Página de pagamento detetada (múltiplos url’s) – automaticamente pausado sempre que a janela de pagamento abrir.


Qual o impacto que o RGPD vai ter nas empresas
que pretendem gravar as suas chamadas?

O consentimento ao abrigo do RGPD tem de ser livremente dado. Tem de ser específico, informado e sem margem para dúvida de que foi dado de livre vontade.
Tem de existir uma ação afirmativa – o consentimento não pode ser assumido pelo silêncio ou por inatividade. O consentimento tem de ser separado pelos outros termos ou condições, e necessitamos fornecer uma forma de retirar o consentimento em qualquer altura.

As organizações têm de mostrar que estão em conformidade com os seguintes requisitos, que o Apresa cumpre:

• Têm que ter evidências do consentimento do sujeito;
• A gravação é necessária para a formalização de um contrato;
• A gravação é obrigatória por razões legais de compliance;
• As gravações são necessárias para a proteção dos interesses do sujeito ou de outras pessoas;
• Onde é necessário a gravação de chamadas para a legitimação
do contratante, ou onde os interesses são sobrepostos aos interesses da liberdade do sujeito;
• O sujeito tem o direito ao esquecimento.

  « voltar

Caso deseje mais informações sobre os nossos produtos queira enviar-nos um email para comercial@prosonic.pt ou visite-nos em www.prosonic.pt

 

v